sábado, julho 14, 2007

UEEH 2007


Inicialmente um projecto de encontro inter-associativo do movimento lgbt francês, em toda a sua diversidade, as Universidades de Verão Euromediterrâneas das Homossexualidades são para nós, desde há alguns anos e ainda hoje, um dos mais amplos, interessantes e produtivos encontros do activismo lgbt europeu e, cada vez mais, mundial. Do Leste Europeu aos activistas africanos, do Canadá ao Oriente, dos grupos radicais aos colectivos institucionais, muitos projectos de trabalho internacional se têm cruzado em Marselha anualmente, num espaço auto-organizado que junta mais de 600 activistas gays, lésbicas, bissexuais, transgénero e intersexo a cada realização.
É lá que estamos a partir de domingo, cada vez com mais participantes portugueses/as, orgulhos@s do contributo que temos dado para a internacionalização de um espaço de convergências onde vimos, por exemplo, nascer o projecto do Dia Mundial Contra a Homofobia, e onde há anos conhecemos as primeiras Panteras Rosa, as de Paris e do Québec, que nos inspiraram à criação das Panteras em Portugal, geminadas mas com características e identidade próprias e adequadas à situação nacional.
Internacionalismo, pois claro, ou não fosse a questão mundial, a solidariedade internacional fundamental, o abrir de horizontes enriquecedor, e a opressão heterossexista global, a exigir uma luta igualmente global. www.ueeh.org
Observatório Homofobia/Transfobia na Saúde @ Médicos Pela Escolha
DIVULGAÇÃO