!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Panteras Rosa: ESTA SEMANA NA VISÃO

quinta-feira, março 08, 2007

ESTA SEMANA NA VISÃO






Assumidos e sem medo
"Os jovens homossexuais portugueses estão a assumir-se cada vez mais cedo, apesar do estigma que ainda existe. A VISÃO desta semana publica uma investigação sobre o tema. Aqui, oiça os testemunhos de quem se assume, leia a opinião dos especialistas e tire as suas dúvidas. E, se desejar, assuma-se também".


Para quem não acredite na utilidade valiosa que tem tido o nosso pequeno associativismo lgbt, fica o lembrete de que há apenas 13 anos, era assim:

Tão diferente: escondido e marginal, de vivências absolutamente confinadas ao gueto da noite, abordado com pinças e como coisa estranha, vejam as diferenças com o tratamento de hoje;
Quanto actual: se pensarmos que muita gente, senão a maioria, continua a viver a discriminação em pleno sem muitas diferenças com o que se vivia nesta altura. Contradições da evolução que tem certamente havido em Portugal mas que continua a ser limitada e a justificar cada vez maior envolvimento e consciencialização da comunidade LGBTna luta pelos seus direitos, com destaque particular aos grupos mais discriminados no seu próprio interior. Os sublinhados são meus.
Ah, o artigo é fraquinho e contém várias incorrecções, mas demonstra bem as diferenças entre a realidade de então e a de hoje (bem como as semelhanças que persistem).

Etiquetas: