!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Panteras Rosa: "Matrimoni per a tothom!"

sexta-feira, julho 01, 2005

"Matrimoni per a tothom!"

É assim a manchete do "El Periódico de Catalunya" de hoje.
Foi ontem aprovada no senado por 187 votos a fovor(dos quais 3 são de deputados de direita) e 147 votos contra, a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo que, na prática, substitui os termos "marido e mulher" por "cônjuge".
Sabendo-se quem é Zapatero, são surpreendentes as suas declarações de ontem no senado: "Espanha é agora um país mais decente que não humilha os seus membros" "São uma minoria, mas o seu triunfo é um triunfo de todos", "Hoje, a sociedade espanhola dá uma resposta a um grupo de cidadãos que durante anos esteve humilhado".
É também importante referir que o PP apresentou recurso por inconstitucionalidade e uma deputada do PP votou "sim", quebrando deste modo a disciplina de voto imposta pelo partido, o que lhe custará uma multa monetária...
A adopção, que já era permitida na Catalunha, País Basco, Navarra e Aragão, estende-se agora a todos os estados.
Espanha torna-se assim o quarto país do mundo em que o casamento homossexual é legal, depois da Holanda(2000), Bélgica(2003) e Canadá (anteontem). Alemanha, França e países nórdicos optaram por "União Civil".

Etiquetas: , ,