segunda-feira, junho 04, 2012



Hedwig de John Cameron Mitchell no Espaço Nimas


O Festival de Cinema Queer Lisboa agenda uma sessão muito especial para este mês de Junho no Espaço Nimas, desta feita em colaboração com a organização da Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa 2012.

Na terça-feira, dia 5 de Junho, às 21h30, exibimos a longa-metragem Hedwig – A Origem do Amor (EUA, 2001, 95'), realizada por John Cameron Mitchell, um dos filmes seminais do chamado New Queer Cinema.
Para celebrar a revisitação deste clássico, exibido em cópia de 35mm, e em jeito de antecipação da Marcha do Orgulho LGBT, haverá música no foyer do Nimas e uma conversa após a projecção, com vários convidados. Adaptado da peça homónima da Broadway, Hedwig – A Origem do Amor conta a história de Hedwig, “drag queen” e vocalista de uma banda rock. A sua vida é protagonizada através das suas músicas, flashbacks e performances. Este rapaz de nome Hansel, nascido em Berlim Oriental, vai submeter-se a uma intervenção cirúrgica para mudar de sexo e, ao mesmo tempo, casar com um americano por quem se apaixona, ultrapassando assim o Muro da liberdade. Mais tarde, descobre que a operação foi mal sucedida e que o namorado a traiu, o que a deixa desesperada. Sentindo-se abandonada em pleno Kansas, decide formar uma banda rock, “The Angry Inch”, e procurar a origem do amor.
John Cameron Mitchell é escritor, realizador e actor. Famoso pela realização de filmes como Shortbus (2006) e o mais recente, Rabbit Hole (2010), foi como realizador e protagonista de Hedwig – A Origem do Amor que ganhou reconhecimento internacional tendo sido galardoado com o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cinema de Sundance em 2001. Actualmente, John Cameron Mitchell tem percorrido os EUA com Mattachine, uma festa itinerante com o objectivo de difundir a cultura queer.
Os bilhetes têm o preço de 4 euros, com 50% de desconto para portadores do cartão Medeia.
Observatório Homofobia/Transfobia na Saúde @ Médicos Pela Escolha
DIVULGAÇÃO