domingo, Junho 21, 2009

“Foi a maior marcha do Orgulho LGBT"

Jornal Público - Várias centenas de participantes
“Foi a maior marcha do Orgulho LGBT"
20.06.2009 - 20h53 Andreia Sanches
Pais com carrinhos de bebés, adolescentes de mão dada, travestis com plumas, raparigas com vestidos divertidos. A marcha do orgulho LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais e trangéneros) invadiu esta tarde o Príncipe Real, primeiro, depois o Rossio, em Lisboa. “Foi a maior marcha de sempre”, garantiu no final Paulo Côrte-Real, dirigente da Ilga Portugal. Os activistas estimam que tenham participado entre duas e três mil pessoas.

Onze associações, entre as quais a Associação Portuguesa para o Planeamento da Família, a Médicos pela Escolha e a Panteras Rosa, organizaram aquele que é considerado o evento mais político da celebração do “Orgulho LGBT”. A marcha de hoje foi a 10.ª realizada em Portugal – a primeira aconteceu em 2000.

Algumas organizações marcaram presença pela primeira vez. Foi o caso do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa. Ana Gaspar, dirigente sindical, explicava, enquanto agarrava numa das muitas faixas exibidas na manifestação: “Somos a favor da liberdade e há uma parte da população que está impedida de casar-se. Achamos que devemos manifestar-nos a favor da igualdade de direitos.”

A reivindicação do acesso ao casamento civil dominou, de resto, as palavras de ordem e os slogans, isto quando o recente Movimento pela Igualdade do acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, que consiste numa petição on-line, já recebeu mais de seis mil assinaturas, entre as quais as de muitas figuras públicas.

“Viram o Milk? (o filme de Gus Van Sant que retrata a história do activista gay Harvey Milk). “Este é um ano de luta. Lutem. Comecem a falar com a vossa família. Comecem a falar com os vossos patrões, comecem a sair do armário!”, foi o apelo que Sérgio Vitorino, da Panteras Rosa, deixou no final, quando a marcha chegou ao Rossio. E houve aplausos.
Observatório Homofobia/Transfobia na Saúde @ Médicos Pela Escolha
DIVULGAÇÃO