A 22 de Maio, o Bloco de Esquerda (BE) apresentou à imprensa e às associações lgbt portuguesas, a abertura e realização, até Junho, de umas Jornadas "Sem medos Contra a Homofobia", numa iniciativa que contou com a presença da apresentadora de televisão Solange F., do deputado José Soeiro, e de Francisco Louçã.
As Jornadas do BE sobre a temática LGBT vão percorrer vários distritos do país e cuminarão, em Junho, com a realização de um Fórum Público no qual o partido pretende juntar "os universos activista, associativo, académico, as pessoas, o movimento..." para uma reflexão sobre o combate à discriminação da população LGBT. Até à conclusão destas suas jornadas, o BE pretende desenvolver e apresentar mais propostas legais nesta área, a acrescentar às que desenvolveu noutros anos mas que ainda não tiveram acesso ao plenário da Assembleia da República, como a do casamento civil ou a do fim da discriminação no acesso à adopção de crianças.
Intervenções de activistas e membros de associações, chamaram a atenção para questões como a do isolamento das pessoas LGBT fora dos grande centros urbanos, ou a necessidade de legislar sobre a identidade de género.
Em sequência, o deputado José Soeiro reafirmou que o Bloco de Esquerda irá avançar com o agendamento, ainda nesta legislatura, do seu projecto-Lei consagrando o alargamento do direito ao casamento civil a pessoas do mesmo sexo. Afirmou também que, na sequência das audiências parlamentares para as quais o BE manteve recentemente com as associações lgbt, e em particular uma audiência sobre o tema transsexual e transgénero, o seu grupo parlamentar se encontra a trabalhar o tema da protecção do direito à identidade de género, sem no entanto prever prazos para apresentação de propostas concreta sobre este tema, ou especificar se ele será concretizado entre as propostas a apresentar durante esta campanha pública. Etiquetas: BE, partidos políticos
<< Home