sexta-feira, novembro 23, 2012

STOP PATOLOGIZAÇÃO TRANS - acção decorrida em Lisboa a 20 de Outubro de 2012


Vídeo da acção EXORCIZA A PATOLOGIZAÇÃO, Lisboa, 20 de Outubro de 2012

“ORAÇÃO DAS TRANS-TORNADAS
Em nome da Mãe solteira, da Trabalhadora do Sexo e do Espírito Livre, vos abençoo…

Atchim!

Dr. Sousa Martins, nosso amigo de todas as horas, que fosteis progressista e ‘maçon’, que agradeceríeis à divina providência não seres reconhecido pela diz-que-santa igreja, livrai-nos da corrosão democrática dos Policarpos e de não sairmos à rua, abençoai este nosso acto…

Atchim!

Dr. Sousa Martins, companheiro de todos os momentos, tanto os de alegria como os de sofrimento; guiai os nossos passos, os nossos pensamentos e acções contra o binarismo de género e a patologização de todas as identidades trans…

Atchim!

Senhora da Nazaré, vós que sois a Mãe de Misericórdia, consoladora dos aflitos, refúgio e advogada dos pecadores despudorados como nós, concedei-nos, Senhora de Nazaré, a graça que do Vosso Coração Imaculado e cheio de ternura, esperamos com toda a confiança, e afastai de nós o inculto psiquiatra e a transfobia…

Atchim!

Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo que sofrestes e morrestes na cruz para redimir os nossos muitíssimos e repetidos pecados, nós Vos pedimos, pela intercessão do bondoso Dr. Sousa Martins, livrai-nos da Ordem dos Médicos, de cirurgiões talhantes e outras polícias do Género, das esterilizações forçadas e das operações de intersexuais à nascença. Animadas pela confiança em Vós, assim nos prostramos aos vossos pés…

Atchim!

Dr. Sousa Martins, intercedei por nós junto da Senhora da Nazaré e rogai-lhe que saiba onde foram os preservativos gratuitos, as seringas descartáveis para troca e todo o Programa nacional de combate à Sida e Rogai-lhe também que descubra onde páram os 5 milhões de Euros que lhe eram destinados… livrai-nos da austeridade…

Atchim!

Dr. Sousa Martins, que preveníeis as doenças e contrariáveis as injustiças, sê o nosso porta-voz diante de espíritos menos iluminados, médicos ou cientistas, professores ou sacerdotes que ainda preguem ódio e discriminação, sê nosso advogado nas alturas diante dos governantes que desgovernam tudo, retirai-lhes o poder de destruir o Sistema Nacional de Saúde e de acabar com a prevenção das IST’s… livrai-nos do Paulo Macedo, do Passos, do Gaspar, e da Isilda Pegado e apesar dos seus actos intercede por eles se apanharem coisas infecciosas…

Atchim!

Sob a benção do médico dos pobres, protector dos aflitos… gozemos alegremente sob a protecção de Santo Latex e Santo Gel Aquoso, Santo Femidon, Santa Barreira Dental, Santa Luva de Latex e Santa Seringa Descartável…
Dr. Sousa Martins, intercedei por nós, Dai-nos a Identidade de Género no artº 13º da Constituição, Protegei transexuais, transgénero, intersexuais, trabalhadoras sexuais, todas as rebeldes de Género e demais não-normativas, TRANS-TORNADAS de raiva – de Género não – e tomadas de razão. Assim seja… 

Atchim!”

A Campanha Internacional Stop Trans Pathologization (Stop Patologização Trans – STP 2012)…
é uma campanha mundial pela despatologização das identidades trans. Os objectivos principais da campanha são a retirada da categoria “disforia de género” / “transtorno de identidade de género” dos catálogos de diagnóstico (DSM, da Associação Psiquiátrica Americana, e CID, da Organização Mundial de Saúde), nas suas próximas edições, previstas para 2013 e 2015, bem como a luta pelos direitos de saúde das pessoas trans. Para facilitar a garantia de um atendimento público de saúde específico às pessoas trans, a STP 2012 propõe a inclusão de uma menção não patologizante na CID-11.
Desde 2007, a Campanha STP 2012 convoca, sempre no mês de Outubro, um Dia Internacional de Acção pela Despatologização Trans, com manifestações simultâneas em diversas cidades do mundo. Em Outubro de 2011, grupos de activistas de 61 cidades na América Latina, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania organizaram manifestações e outras acções no marco da convocatória da STP 2012. Actualmente, a Campanha conta com a adesão de mais de 300 grupos e redes de activistas em diferentes partes do mundo.
 
Promoveram esta acção e subscrevem a campanha STP2012 em Portugal:
Grupo Transexual Portugal, Panteras Rosa - Frente de Combate à Lesbigaytransfobia, GAT - Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA Pedro Santos (Lisboa), Portugalgay.pt, Opus Gay, SOS Racismo, UMAR - União Mulheres Alternativa e Resposta, Poly Portugal, não te prives – grupo de defesa dos direitos sexuais, Caleidoscópio LGTB
Link da Campanha Internacional: http://www.stp2012.info/
 
Observatório Homofobia/Transfobia na Saúde @ Médicos Pela Escolha
DIVULGAÇÃO