sexta-feira, novembro 20, 2009

Dia Internacional da Memória Transgénero: 160 assassinatos de trans nos últimos 12 meses

Transgender Europe: Comunicado de Imprensa: 18 de Novembro de 2009

*O Trans Murder Monitoring Project da Transgender Europe revela mais de 160 assassinatos de trans nos últimos 12 meses* *

O 11º Dia Internacional da Memória Transgénero (International Transgender Day of Rememberance) comemora-se este Novembro em mais de 120 cidades em todo o mundo: * Desde 1999, o Dia Internacional da Memória Transgénero (DIMT), durante o qual se recordam as pessoas trans vítimas de assassínio, celebra-se cada Novembro. O DIMT sensibiliza a opinião pública para os crimes de ódio dirigidos contra pessoas trans, proporcionando um espaço público para homenagear as vidas das pessoas trans que, de outra forma, seriam esquecidas.

Nascido nos EUA, o DIMT celebra-se hoje em muitas partes do mundo. Este ano, o DIMT realizar-se-á a 20 de Novembro em mais de 120 cidades em 17 países em África, na Ásia, Europa, América do Norte e Oceânia.

Infelizmente, este ano há mais de 160 pessoas a adicionar à lista para recordar e homenagear, tal como mostram os resultados preliminares do novo projecto da Transgender Europe.

Os dados recolhidos pela equipa de pesquisa do Trans Murder Monitoring Project (projecto de controlo de assassinatos de pessoas trans) provêm da recolha e análise sistemáticas de notícias de mortes de pessoas trans em todo o mundo. Os dados revelaram um total de 162 assassinatos de pessoas trans registados entre 20 de Novembro de 2008 e 12 de Novembro de 2009.

Nos primeiros dez meses e meio de 2009 já foram noticiados 150 assassinatos. Contudo, sabemos que mesmo estes números elevados são apenas uma pequena parte dos números reais. A realidade é muito mais grave. Estes são unicamente os casos noticiados, passíveis de ser encontrados através de pesquisas na internet. Não existem dados reais, e é impossível estimar o número de casos não registados.

Os casos foram recolhidos de todas as seis maiores regiões mundiais: América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia e Oceânia. A maior parte dos casos relatados são da América Latina e da América do Norte, sendo a maioria do Brasil (41), Venezuela (22), Honduras (16) e EUA (13).

Foram registados 124 assassinatos de pessoas trans em 15 países da América Latina no último ano. As ocorrências na América Latina representam 75% do total mundial de assassinatos de pessoas trans noticiados neste período.**

A recente actualização dos resultados preliminares mostra também que 16 dos assassinatos reportados ocorreram em 6 países europeus (Itália, Rússia, Sérvia, Espanha, Turquia e o Reino Unido) no último ano. Na Ásia há registos na Índia e na Malásia, em África na Algéria, e na Oceânia na Nova Zelândia.

No total, os resultados preliminares mostram que houve relatos de assassinatos de pessoas trans em 26 países nos últimos 12 meses.

A actualização dos resultados preliminares do */Trans Murder Monitoring Project/* da Transgender Europe é apresentada na forma de tabelas, listas de nomes, e mapas no website da TGEU em inglês, castelhano e alemão. A versão inglesa das tabelas pode ser encontrada em www.tgeu.org/tdor2009english.
Aqui poderá também encontrar informação acerca do Dia Internacional da Memória Transgénero, bem como uma lista de todas as cidades onde este dia será celebrado.

Observatório Homofobia/Transfobia na Saúde @ Médicos Pela Escolha
DIVULGAÇÃO